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12 tipos de queijos na Dieta Low Carb

Muitas pessoas questionam se podem consumir queijos na dieta low carb? A resposta é SIM, você pode consumir queijos durante sua dieta de baixo carboidrato! Mas fica um alerta: Não são todos os queijos que podem ser consumidos e aqueles permitidos devem ser consumidos com moderação.

Esse é o motivo pelo qual vou destacar a seguir, 12 tipos de queijos que podem ser incluídos na sua rotina alimentar de baixo carboidrato. Não vou fazer uma lista com todos os queijos que podem ser consumidos, mas apenas sugerir alguns que são gostosos e cumprem muito bem com o propósito que buscamos, de perder peso.

O que devemos considerar em cada alimento que vamos consumir nesse tipo de dieta? A quantidade de gramas de carboidratos existente, não é verdade? No caso dos queijos, como regra geral, considere os queijos mais amarelos como ideais para consumir.

Os queijos mais amarelos passam por um processo de fermentação por um tempo maior e é esse tempo que proporciona a cor amarela mais intensa e um número menor de carboidratos. Isso porque, durante o processo de envelhecimento, as bactérias fermentam os carboidratos encontrados no leite para produzir queijo.

É importante ainda, evitar queijos frescos, pois esses ainda contêm uma porção significativa dos carboidratos naturalmente encontrados no leite. Lembre-se ainda, que os mesmos queijos que são ricos em proteínas também têm o menor teor de carboidratos.

Queijos de baixo carboidrato

Ainda que a grande maioria dos queijos tenha uma quantidade razoavelmente baixa de carboidratos, alguns queijos contêm menos carboidratos do que outros. Podemos incluir nessa lista os queijos:

  • de Cabra;
  • Brie;
  • Camembert, e;
  • Gruyere.

Nesses queijos, em 30 gramas (1 fatia) encontramos por volta de 0,5 gramas de carboidratos, ou até menos.

Existem outros queijos que possuem menos de 1 grama de carboidratos em 1 fatia, como os queijos:

  • Roquefort;
  • Gouda;
  • Azul;
  • Cominho;
  • Muçarela;
  • Parmesão, e;
  • Suíço.

Outro queijo que pode perfeitamente fazer parte desta lista, desde que utilizado com moderação, é o queijo prato, muito consumido aqui no Brasil, que possui aproximadamente 2,1 gramas de carboidrato por fatia.

Queijos saudáveis para consumir em dietas low carb

 

É certo que a quantidade de carboidratos existentes nos alimentos é a base para esse tipo de dieta. Entretanto, muitos queijos são ricos em sódio ou gordura o que pode não ser ideal. Se considerarmos que o limite recomendado para consumo de sódio por adultos saudáveis é de 2.300 miligramas por dia, ao comer muito queijo diariamente, esse limite será ultrapassado rapidinho! Ainda que a gordura não seja demonizada na dieta de baixo carboidrato, para manutenção de uma boa saúde e perda de peso, é indicado limitar o consumo de gordura saturada em até 10% de suas calorias e sua ingestão total de gordura a não mais do que 35% de suas calorias diárias.

Assim, escolher queijos que possuem, naturalmente, menores quantidades de gordura ou sódio são ótimas opções. O queijo de cabra é um dos queijos que possuem menores quantidades em gordura e sódio, onde 30 gramas fornecem apenas 5 gramas de gordura e 130 miligramas de sódio. Já os queijos camembert, muçarela e parmesão possuem cerca de 7 gramas de gordura a cada fatia (30g), tornando-os ótimas escolhas entre os queijos com baixo teor de gordura e baixo teor de carboidratos. Uma opção de baixo teor de sódio inclui o queijo brie, com 178 miligramas de sódio por cada 30 gramas.

Queijo com maior teor de proteína

queijo parmesão Low Carb

Queijo mais duros tendem a conter mais proteína por porção. Por isso, o queijo parmesão tem o maior teor de proteína entre todos os queijos, com 10 gramas de proteína por cada cada fatia (30 gramas). Já a maioria dos queijos possui uma média de 6 a 7 gramas de proteína por cada fatia, se você escolher pelos queijos Cheddar, Brie, Gouda, Azul ou Muçarela.

Consuma pouco desses queijos

Para ajudar você a atingir suas metas em termos de proporções de macronutrientes, sugere-se que você consuma pouco o requeijão, cream cheese, queijos processados, polenguinhos, queijo cottage e ricota. Todos eles são queijos que possuem menos de 3 gramas de proteína por 28,35 gramas, o que é menos da metade do que é encontrado na grande maioria dos queijos.

Ainda que a quantidade de carboidratos ainda seja baixa, em cerca de 1 grama por fatia, muitas pessoas acabam consumindo quantidades maiores, o que pode resultar em uma quantidade significativa de carboidratos ingeridos. Para exemplificar, em 1 xícara de queijo cottage temos 14 gramas de proteína, mas também quase 10 gramas de carboidratos.

Isso não significa dizer que você está terminantemente proibido de comer um polenguinho, que é mais saudável que um biscoito, ou de utilizar o requeijão ou o cream cheese em alguma receita, pois são saborosos e práticos para serem utilizados

Assim, incorporar queijos na sua rotina low carb é perfeitamente viável, sendo inclusive indicado, pois são fonte de gorduras saudáveis, possuem uma quantidade razoável de proteínas, são ricos em micronutrientes (vitaminas e minerais como vitamina A, vitamina B2, vitamina B12, vitamina K2, fósforo, zinco, selênio e cálcio) e são ainda, muito saborosos, o que aumenta as chances de manutenção do plano alimentar, que não fica restrito a alimentos com pouco ou nenhum sabor.

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Dr. João Eschiletti

The author Dr. João Eschiletti

Dr. João Carlos Correa Eschiletti (CREMERS 11095 – RQE 11861) é formado pela UFRGS em 1980. É médico nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia ABRAN, CFN, MEC. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é mestre em Medicina pela Universidade de Porto – Portugal.

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