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5 Dicas Para Combater a Vontade de Comer Doces na Dieta Low-Carb

Uma das perguntas mais comuns de quem está começando uma dieta, especialmente uma dieta Low-Carb, é em relação àquela vontade de comer doce.

Quando se coloca qualquer restrição em algo que você já está acostumado a fazer, é natural que você tenha alguma dificuldade em se acostumar com a nova situação, e não há melhor exemplo disso do que em uma dieta. É difícil de se controlar para não acabar comendo algo que você não deve, ou até mesmo em não exagerar se a intenção inicial é só “dar uma mordida”.

É muito fácil uma mordida se tornar duas mordidas, e três, e quatro, e cinco…

Abaixo estão 5 dicas para combater a vontade de comer doces na dieta Low-Carb.

1 – Substituir doces normais por opções Low-Carb

A melhor forma de lidar com o desejo por doces na dieta Low-Carb é substituir as sobremesas normais, cheias de açúcar e farinha, por alternativas naturais e Low-Carb.

Você pode substituir o açúcar processado v adoçantes naturais (Eritritol, Stevia, Xilitol), ou consumir produtos com baixo carboidrato, como o chocolate 85% cacau. Você também pode usar farinhas Low-Carb, como a farinha de linhaça, coco, amêndoas, etc. para preparar sobremesas deliciosas com baixo carboidrato e açúcar.

Eventualmente como uma fruta com baixo índice glicêmico ( morangos,mirtilos e até mesmo uma maça pequena junto com nata ou crème de leite )

Porém, é importante lembrar que, enquanto essas opções são mais saudáveis, não quer dizer que você pode exagerar. Esses alimentos devem ser vistos como instrumentos de transição que irão ajudar o seu corpo a se acostumar com a nova dieta. Na verdade todo o sabor doce mantém sua memória alimentar intacta fazendo com que sua vontade de consumir açúcar nāo mude. Se a compulsāo por doces permanecer inalterada qualquer restriçāo de carbos será um desafio constante tornando a dieta low carb difícil de ser mantida.

2 – Bebidas Low-Carb

Às vezes só a ação de beber algo saboroso após a refeição já ajuda a saciar aquela vontade de comer doce.

Uma taça de vinho tinto seco pode ser um bom substituto para doces, mas não é uma boa ideia fazer disso um hábito; consumir bebidas alcoólicas todos os dias não faz bem e pode levar ao vício.

Uma ótima opção que não contém álcool ou carboidratos é o chá. Você tem diversas opções de sabor para escolher, alguns dos quais que já são naturalmente doces, e que podem ser consumidos quentes ou frios.

Um cafézinho também é uma boa alternativa. O café expresso tem baixo carboidrato, e você ainda pode adicionar um pouco de creme de leite para deixá-lo mais saboroso.

3 – Beber pouco líquido durante as refeições

A sensação de saciedade acontece graças à presença de comida no estômago, e ao misturar o sólido com o líquido, a sensação de saciedade diminui; isso acontece porque a presença do líquido faz com que a comida se mova para o intestino mais rapidamente, deixando o estômago vazio e evitando que você mate a sua fome completamente.

Estar totalmente saciado, com a sensação de estar “cheio”, diminui a vontade de comer doces.

Coma devagar, mastigue bem a comida, e evite líquidos durante as refeições. Isso contribui para que seu corpo se sinta satisfeito e é uma boa forma de combater o desejo de comer doces.

4 – Esconder os doces

É difícil resistir quando tem um doce apetitoso bem na sua frente, não é?

É normal que seu organismo sinta o desejo de consumir algo que esteja ao alcance dos olhos, especialmente se é algo com uma aparência apetitosa ou uma sobremesa que você adora. Para lidar com isso, a melhor forma é esconder os doces ou guardá-los em um lugar onde você não consiga enxergá-los imediatamente – no fundo de um armário alto, por exemplo.

Melhor ainda é simplesmente não comprar doces; não tem como cair na tentação se não tiver doce nenhum em casa.

5 – Escove os dentes

Parece brincadeira, mas não é.

Escovar os dentes após as refeições inibe a vontade de comer doce, tanto por causa da sensação de refrescância que a pasta de dente proporciona, e porque ninguém vai querer escovar os dentes de novo após comer um docinho fora de hora.

Esse é um truque simples mas que funciona. Ao escovar os dentes, na sua mente você já está se comprometendo a não comer mais nada por algum tempo, o que torna mais fácil resistir à tentação dos doces.

Certamente, existem outras estratégias e atitudes que você pode tomar, que irão ajudar você a controlar ou combater a vontade de comer doces na dieta low carb, por isso, preste atenção nos momentos em que surge essa vontade de comer doces e crie estratégias e alternativas que ajudem você a fugir dessa armadilha. Caso você tenha uma vontade incontrolável de comer doces, e o consome em grandes quantidades em pouco tempo, principalmente em tempos de ansiedade e estresse, o problema pode ser maior, é denominado  transtorno de compulsão alimentar periódico (TCAP). Trata-se de um problema psicológico sério e que deve ser tratado por um profissional qualificado. Se você acredita que pode sofrer com esse transtorno (caracterizado pela ingestão de grandes quantidades de alimento em um curto período de tempo acompanhado com a sensação de perda de controle, especialmente durante tempos de ansiedade ou estresse), sugiro que você procure um psicólogo para receber o tratamento adequado!

Tags : dieta de baixo carboidratodieta low carbdocedoces low-carb
Dr. João Eschiletti

The author Dr. João Eschiletti

Dr. João Carlos Correa Eschiletti (CREMERS 11095 – RQE 11861) é formado pela UFRGS em 1980. É médico nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia ABRAN, CFN, MEC. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é mestre em Medicina pela Universidade de Porto – Portugal.

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