Perder Peso

Posso beber cerveja durante uma Dieta Low Carb?

O consumo de cerveja durante uma dieta low carb é fonte de muitas dúvidas para aqueles que estão iniciando uma dieta low carb. Mais ainda…Para algumas pessoas, cortar completamente o consumo de álcool durante a dieta de baixo carboidrato é praticamente impossível, por isso, vamos tratar desse assunto agora mesmo.

Posso beber cerveja durante uma Dieta Low Carb?

Tendo em vista que a cerveja comum contém carboidratos que são rapidamente digeridos pelo organismo, eles acabam prejudicando a queima de gordura. Inclusive, algumas pessoas definem a cerveja como “pão líquido”, o que justifica o termo “barriga de cerveja”.

Ocorre que nosso corpo, ao identificar gordura, carboidrato, proteína e álcool no organismo, opta por usar primeiramente os carboidratos como combustível. Ao restringir o carboidrato na sua rotina alimentar, o corpo acaba buscando outras fontes de energia, nesse caso, o álcool que você está ingerindo. E enquanto seu corpo “queima” o álcool, ele deixa de queimar a gordura travando seu emagrecimento.

A quantidade de carboidratos não é a mesma em todas as marcas de cerveja, mas é normalmente elevada e, como já dito, de rápida absorção, sendo por esses motivos contraindicada em dietas low carb. Existem atualmente as cervejas denominadas light ou até mesmo low carb (importadas), que contém menos carboidratos e calorias. Apesar disso, ainda não combinam com uma dieta low carb.

Na Dieta Low Carb Substitua a Cerveja por Outras Alternativas

Quando se pensa em bebidas alcóolicas em meio a dietas low carb, algumas opções são mais inteligentes. Abaixo destaco algumas bebidas que podem ser consumidas com moderação.

– Vinho Seco (tinto ou branco):Uma taça contém aproximadamente 2 gramas de carboidratos.

– Champanhe seco:  Uma taça de champagne possui em média 1 grama de carboidratos.

– Whisky, brandy, conhaque, vodka, tequila: são destilados puros que contém zero carboidratos.

Ressalto que você deve evitar bebidas adoçadas com açúcar. A famosa Gin Tônica, da mesma forma que a cerveja, é cheia de açúcar, 16 gramas – um erro comum na dieta low-carb. Sempre preste atenção na mistura de álcool com refrigerantes ou sucos, que acaba de tornando uma bomba de açúcar.

Não esqueça que ao consumir bebidas alcóolicas, a moderação é a chave para a manutenção da dieta low carb, uma vez que grandes quantidades de álcool acabam por retardar a perda de peso.

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Dr. João Eschiletti

The author Dr. João Eschiletti

Dr. João Carlos Correa Eschiletti (CREMERS 11095 – RQE 11861) é formado pela UFRGS em 1980. É médico nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia ABRAN, CFN, MEC. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é mestre em Medicina pela Universidade de Porto – Portugal.

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